quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conheça o Grupo Afro Jamaica e Fanfarra

GRUPO AFRO JAMAICA

O Grupo Afro Jamaica foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Serrinha através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social visando minimizar a ausência de políticas publicas voltadas para crianças e adolescentes e aumento de jovens em situação de vulnerabilidade Social. Fundado no Mês de Março de 2009 e Funcionando nos CRAS desde então. O Grupo atinge cerca de 300 crianças em diversos Bairros referenciados pelos CRAS.

O Projeto tem o objetivo de dar condições as crianças a poder desenvolver suas habilidades artísticas e ao mesmo tempo permitir que essas crianças não terminem sendo marginalizadas. As crianças são acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais que atendem no Centro de Referencia – CRAS.

Além da equipe de Educadores Sociais acompanhar a presença e aprendizagem dos participantes do projeto nas escolas. Na avaliação dos pais, professores, diretores e dos técnicos que acompanham essas crianças, tem ocorrido diversas mudanças no comportamento das mesmas. Para Outubro deste ano, estará sendo ampliada a 3ª Turma, composta por 100 crianças no CRAS da Cidade Nova.

 

 

 

FANFARRA

Visando resgatar a cultura local do município, a Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, criou a FANSEDES – Fanfarra da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de atrair crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e também levantar a autoestima dos mesmos.

Esse projeto foi criado no dia 24 de Agosto de 2009, em primeiro momento participando do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras da Bahia pela Liga Baiana LICBAMBA (Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia). Hoje por meio de Oficinas, integrantes da FANSEDES desenvolvem um trabalho socioeducativo nos CRAS de Serrinha com o objetivo de formar futuros músicos e artistas.

A partir desta iniciativa surgiu uma Banda Marcial denominada por Banda Marcial de Serrinha – BAMASE, formada por alunos dos três Centros de Referência a Assistência Social - CRAS existentes do município, atingindo então vários bairros. Essas crianças a partir de sua evolução passam a fazer parte da FANSEDES.

0 comentários:

Postar um comentário

BThemes