A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia inaugurou no município de Serrinha o Núcleo da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas – CEAPA, nesta terça-feira (26), às 9h, na Rua Campos Filho, nº 304, Centro.
O Núcleo de Serrinha contará com o desenvolvimento do trabalho nos mesmos moldes da CEAPA Salvador, com a disponibilização do atendimento multidisciplinar para todos os cumpridores da Vara Crime e Juizado Especial.
“O CEAPA possibilita que as pessoas que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, aqueles que tiveram uma condenação máxima de até 4 anos , ao invés de serem encarcerados no presídio eles cumpram penas como mais uma chance do estado em uma central de pena alternativa, aqui você encontro psicólogo, advogado, assistente social”. Ressaltou Nestor Duarte, Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização.
O processo de acompanhamento dos cumpridores é realizada através das equipes multidisciplinares especializadas, formada pelos técnicos de Serviço Social, Psicologia e Direito que atendem os cumpridores, encaminham às instituições da Rede Social parceira e monitoram durante toda a pena ou medida aplicada - prestação de serviços à comunidade (PSC) ou prestação pecuniária (PP), ou mesmo os comparecimentos periódicos para informações decorrentes de sursis.
“Eu costumo dizer que a gente faz diversas obras na gestão pública, mas tem coisa que não precisa edificar um bloco para resolver o problema de muita gente. Então você imagine o que vai ser isso aqui, por um motivo ou outro, alguém comete um crime, vão ter a oportunidade de ressocializar-se, de vir pra cá e ser acompanhado, fazer atividades comunitárias, mas vai ter também a sua família no acompanhamento, então eu tenho certeza que é uma ação que vai transformar a vida de muita gente”. Reassalta o Prefeito Osni.
0 comentários:
Postar um comentário